22 agosto 2014

[Sebo do Wes] Cave Story+ Soundtrack





Então gata, come essa plantinha vermelha que num dá nada. Isso, pode comer...issSOCORRO!!! Ahem...ah sim, bem vindos ao Sebo do Wes.

Há muito tempo fui indagado pelo senhor Juunin, presidente e CEO do conglomerado Violão de 8 Bits sobre a razão de eu não ter jogado Cave Story. E após ser agraciado no Steam com o jogo pela minha companheira de todos os momentos e me divertir à beça, eis que o Sebo traz o álbum Cave Story+ Soundtrack para a ouvidoria do estabelecimento (parafraseando a ouvidoria do Bit Studio). Playlist nos links abaixo (por ser bastante extensa).

Para tanto quem joga quanto quem apenas escutou a trilha, é notável o estilo de chiptune mesclado com certos sons sintetizados da trilha, principalmente comparando a versão remasterizada com a original (o jogo permite que você escolha qual versão você quer). E como sabem, adoro musicas de cidade, coisa bem típica de RPGs da vida, e a “Mimiga Town” pela sua calmaria me conquistou, e mesmo que visitemos a cidade inúmeras vezes, o ritmo manso e acolhedor dela me cativaram. A “Gestation” segue uma calmaria parecida, mas ela tem um crescimento interessante que mesmo não tendo um ápice musical estrondoso, o “vai e volta” dela é bacana. Mas ledo engano quem acha que a faixa são só musicas apaziguadoras, pois no primeiro mundo a “On the Grasstown” dá um tapa na sua cara de alegria. Apesar do toque principal, eu adoro a segunda parte instrumental que acompanha a musica bem baixinho, e que fica subindo e descendo a todo o momento. Sei que são detalhes, mas esses detalhes que dão todo o charme. É minha musica favorita, a propósito

Já se acostumaram com meus textos, onde sempre fico indagado com certas musicas do álbum, não é mesmo?! Nesse não foi diferente, e eu fiquei muito surpreso mesmo com as faixas de batalha e de frenesi. Cito as faixas ”Gravity” e “Run!” pois no quesito “te passar uma agonia sem preço” elas cumprem bem o seu papel, mesmo com suas faixas curtas e repetindo certos trechos, aspecto comum nesse tipo de faixa. Gosto muito da segunda, pois desde Final Fantasy VI que eu não gostava tanto de fugir ouvindo coisa boa, hahahah. Citei ambas as musicas primeiro porque creio que a “Eyes of Fire” combina bem o frenesi de uma musica de fuga com musica de batalha (e de fato, é uma SENHORA BATALHA!!!). A propósito, sem eu colar links nem nada, mas vocês se lembram da batalha contra Sigma no Megaman/Rockman X do Super Nintendo?! Ouçam a “Zombie” e tenham lembranças dessa batalha, assim como eu tive.

São muitas, mas muitas faixas mesmo que o álbum dispõe então citar todas é impossível. Principalmente que ele segue a premissa de álbuns de RPG japonês, onde há inúmeras faixas curtas com menos de 1 minuto, e as musicas mais longas não passam de 3 minutos. Logo, como meus últimos adendos da postagem, eu cito a “Balcony” e sua melodia que remete bastante aos índios norte-americanos, pela sua sonoridade que lembra aquelas flautas maneiras, o “Balrog’s Theme”, só pelo fato desse filho da mãe ter me matado algumas vezes (e por ser um tema único, de fato!), e claro, a “Cave Story”, que é a abertura do jogo. Incrivelmente pegajosa e excelente a musica, não é mesmo?!

E de novo, agradeço à minha companheira/namorada/amiga/player 2 Maria Angélica, que me presenteou com esse jogo, e permitiu toda essa experiência que tentei replicar com vocês. 

Fonte e playlist completa: VGMDB

Download gratuito das faixas: Cave Story

0 comentários: