23 agosto 2012

[Sebo do Wes – Piano Opera Final Fantasy IV/V/VI]



A meu ver, piano sempre é um ótimo instrumento para as obras da Square Enix. E esta postagem não nega isso. Bem vindos ao Sebo do Wes.

Há umas postagens atrás o Sebo mostrou um ótimo álbum de arranjos no piano dos três primeiros jogos da franquia Final Fantasy, o Piano Opera Final Fantasy I/II/III. E no vídeo promocional do álbum, um pequeno spoiler foi solto propositalmente, onde uma musica havia sido deixada. E esta musica está presente no álbum Piano Opera Final Fantasy IV/V/VI, com Hiroyuki Nakayama mais uma vez interpretando as obras de Nobuo Uematsu.


Vamos à playlist:
01. Main Theme of Final Fantasy IV [FINAL FANTASY IV]
02. The Sorrow of Parting [FINAL FANTASY V]
03. Save Them [FINAL FANTASY VI]
04. Red Wings ~ Kingdom Baron [FINAL FANTASY IV]
05. Searching for Friends [FINAL FANTASY VI]
06. My Home, Sweet Home [FINAL FANTASY V]
07. Kefka [FINAL FANTASY VI]
08. Theme of Love [FINAL FANTASY IV]
09. Final Fantasy V Main Theme [FINAL FANTASY V]
10. Clash on the Big Bridge [FINAL FANTASY V]
11. Dancing Mad [FINAL FANTASY VI]
12. Troian Beauty [FINAL FANTASY IV]

A musica em questão que “vazou” no vídeo promocional foi “Searching for Friends” do FFVI, e em outra postagem, havia ressaltado o fator alegria que a original causa, e que se manteve nesse arranjo. Na metade da musica o ritmo se torna meio melancólico por conta da lentidão. Porem o final retomando o ritmo anterior me surpreendeu positivamente. Se fosse mais do mesmo seria chato, não?!  Ainda no FFVI a “Dancing Mad” ainda cumpre bem o seu papel como musica excelente, porem senti que o piano deixou toda a musica mais pesada, até meio mórbida em alguns pontos. Mas associo essa minha impressão por ter ouvido outras versões, com mais instrumentos. Porem a maior surpresa do álbum foi a “Save Them”, e ela é tão surpresa que nem achei link dela no Youtube, do quanto ela caiu no esquecimento (obrigado por existir, GoEar). Musicas de correria normalmente não são lembradas, mas esse arranjo me chamou muito a atenção, principalmente o inicio dela por conta do frenesi em que ela é tocada. Impossível não ficar excitado ouvindo ela. Não no sentido sexual, pessoas.

Graciosidade resume bem a “My Home, Sweet Home”, do FFV que infelizmente é pouco lembrado. Ela não se inicia como a original, isso inclusive é uma característica de muitas faixas, porem depois de uns segundos o tema se revela, em um ritmo mais lento, contido porem gracioso. Uma musica que em matéria de mudanças não sofreu muitas, mas que soa tão bem quanto a original é a “Final Fantasy V Main Theme”. Na metade da musica algumas “firulas” são adicionadas na faixa, como adição de sons extras, inclusão de uma pequena quebra de ritmo, mas nada que mude muito, só acrescenta. Uma das minhas faixas favoritas. Aliás, é difícil ouvir e não imaginar o Bartz e Boco correndo por entre as letras do titulo (quem jogou vai entender :3).

Falando ainda em temas principais, a “Main Theme of Final Fantasy IV” apesar de ter uma introdução que não me agradou, ela se recompõe quando o tema original é enfim tocado. A primeira parte é tocada com vigor, e depois há uma quebra de ritmo, onde ela por curtos momentos fica lenta, retomando ao ritmo anterior logo em seguida. O FFIV tem um mérito singular e até bem difundido que é ter uma musica que é incluída no ensino japonês, a “Theme of Love”.  Como o nome e o enredo do jogo sugere, ela toca sempre quando amor está envolvido, e ela foi arranjada com umas adições que exploram muito esse lado. Difícil não lembrar de momentos ou de pessoas queridas quando a ouve. O início em si me lembrou um pouco os filmes Noir, onde havia um piano tocando algo bem melancólico, cenário perfeito para acontecerem conversas.

Menções muito mais que honrosas para “Clash on the Big Bridge”, pois mesmo sem muitas alterações, ela ainda continua soberba. E para a “Kefka”, pois mesmo achando que ela perderia parte do charme se usada apenas com o piano, fiquei feliz em ver que me enganei e saiu melhor do que a encomenda, mantendo o clima de arlequins no ar. E também para fazer mais média com o Juunin, hahahah.


Fonte: VGMDB

0 comentários: