26 abril 2012

[Sebo do Wes] Sega Piano Nocturne


 
Estranho ter Sega ali em cima com a falta de jogos bons atualmente deles. Contudo, eu vendo álbuns e não jogos, logo bem vindos ao Sebo do Wes. E desculpe pelo atraso, estou pegando a mania do podcast (Abraço ao Bit Studio, a formidabilidade em podcast musical).

Estes dias estava sem ideias de postagem, pois ao contrário de outros publicadores de conteúdo, evito ver álbuns de jogos que estejam em alta ou que sejam muito “mainstream”, dando mais preferência ao que vêm à cabeça. Isso explica o tanto de álbuns retrôs por aqui. Então, depois de pedir ajuda no Twitter, Sir Juunin me deu uma dica de álbum. E hoje a vez é do álbum Sega Piano Nocturne.

Vamos à playlist, como usual:

01. Shenfa ~ Song of the Bay, the Purity, the Day, the Embrace, and the Flower (From "Shenmue: Chapter 1 Yokosuka")
02. Future ~Voyage~ (From "Sakura Wars 3: Is Paris Burning?")
03. Can still see the light (From "Phantasy Star Online")
04. Passing Breeze (From "Outrun")
05. Main Theme (From "Space Harrier")
06. I Just Smile (From "Burning Rangers")
07. System Down (From "S.D.I.")
08. DREAMS DREAMS (From "NiGHTS")
09. Shenfa ~ Song of the Bay, the Purity, the Day, the Embrace, and the Flower (From "Shenmue: Chapter 1 Yokosuka")
10. Future ~Voyage~ (From "Sakura Wars 3: Is Paris Burning?")
11. Can still see the light (From "Phantasy Star Online")
12. Passing Breeze (From "Outrun")
13. Main Theme (From "Space Harrier")
14. I Just Smile (From "Burning Rangers")
15. System Down (From "S.D.I.")
16. DREAMS DREAMS (From "NiGHTS")


Antes, é bom eu dar uns adendos. Primeiro que eu não fui tão ligado à Sega na minha vivencia como eu sou com títulos da Nintendo, logo estava com receio de analisar as musicas sem ter uma base comparativa. Porem fui reparar que alem dos arranjos no piano, há as musicas originais presentes no álbum (por isso a repetição de nomes). Logo quando eu for citar as musicas, sempre usarei a original para fins de comparação, e a palavra ORIGINAL estará em negrito e com o link da mesma. Fim do adendo. (enfim, Wesley...)

Primeiro, cito a “Shenfa”, uma musica tão icônica que o nome completo dela é IMENSO. A original mantinha a introdução no piano, mas depois instrumentos nipônicos entravam e davam todo aquele ar oriental místico. Contudo, eu preferi a versão do piano, pelo lance de ser um treco mais simplista porem harmonioso. Não sei se no Shenmue há uma versão somente no piano, mas se tivesse seria uma adição e tanto em cenas de carga dramática. Na “Future ~Voyage~” foi uma das que mais senti a diferença instrumental, pois na original há uma pegada bem mais rítmica e agitada, principalmente com o vocal e os instrumentos mais diferenciados. No piano ele mostra toda sua qualidade quando é para tornar a musica mais lenta e harmoniosa. Inclusive o link da musica é de um fã que a interpretou. Como estava com boa qualidade, resolvi postar ela.

A “Can still see the light” é um exemplo de musica original que ainda é melhor que o arranjo. Apesar do piano estar muito bom, creio que seria interessante fazer como na musica original, adicionar um vocal. Mesmo que o vocal esteja no mesmo ritmo que o piano, mas daria um realce a mais no arranjo. A “DREAMS DREAMS” também cai nesse mesmo quesito, pois a original tem um dueto muito legal e “pra cima”. No piano viraria algo bem mais...”romântico”, estilo duetinhos amorosos, e por isso ficaria “daora”. Porem é um piano agradável demais, e o link da musica também é um arranjo de fã muito bem executado.

Alias, voltamos à categoria “musica que serviria no International Superstar Soccer tranquilamente” com a musica original que deu origem para o arranjo “Passing Breeze”. Claro, o dono do Sebo pesquisou e viu que a musica é do OutRun, ainda assim a original me deu essa impressão. E engraçado como uma musica “de futebol” ficou tão graciosa no piano, mesmo com um ritmo muito mais lento que a musica do jogo. Fiquei surpreso.

Como ultima observação, recomendo que ouçam o álbum, principalmente para as pessoas que, assim como eu não eram tão habituadas com temas da Sega. Tanto para ver bons arranjos, quanto para conhecer os temas originais.

Quantas vezes a palavra “Original” foi citada nessa resenha?! O dono do Sebo precisa rever isso...


Fonte: VGMDB

3 comentários:

Osni Junior 26 de abril de 2012 23:23  

Adorei esse álbum. Nunca fui um grande fã da SEGA, mas piano sempre me conquista. Na minha opinião, o tema do Shen Mue é o ponto alto da tracklist, seguido de Passing Breeze - talvez pela minha experiência com a SEGA ter passado por esses dois jogos. Me orgulho de ter contratado esse rapaz! Estou pensando em lhe dar um pequeno feudo no leste da Mãe Rússia... o que acha?

Wesley Pires 27 de abril de 2012 16:03  

@Juunin
acho justo, preciso de campos para serem colhidos e vassalos para suprir minhas necessidades, hahahaha. Realmente foi uma bela surpresa este album.