22 março 2012

[Sebo do Wes] Piano Opera Final Fantasy I/II/III




Provável que sou parte de uma galera que não associa Final Fantasy com Buster Sword, cabelos loiros ou antagonistas com espadas avantajadas. Enfim, bem vindos ao Sebo do Wes.

Não é de hoje que sou fã das coisas referentes à Final Fantasy, assim como das musicas referentes: E os álbuns da Square Enix com piano nunca me decepcionaram, e dentre eles posso citar as excelentes musicas de Kingdom Hearts. E voltando a olhar na concorrência (mais precisamente no Hadouken) vi um álbum que me chamou a atenção, pois abrange a primeira leva de jogos da “Fantasia Final”, onde há musicas que praticamente deram caminho para as outras que virão. Sim, falarei sobre Piano Opera Final Fantasy I/II/III.

Segue a playlist:

01. Prelude ~ Opening [FINAL FANTASY]


02. Main Theme [FINAL FANTASY]


03. Town Medley [FINAL FANTASY I/II/III]


04. Mount Gulg [FINAL FANTASY]


05. Matoya's Cave [FINAL FANTASY]

06. Main Theme [FINAL FANTASY II]


07. The Rebel Army [FINAL FANTASY II]


08. Tower of the Magi [FINAL FANTASY II]

09. Battle Medley [FINAL FANTASY I/II/III]


10. The Boundless Ocean [FINAL FANTASY III]


11. Crystal Cave [FINAL FANTASY III]


12. Eternal Wind [FINAL FANTASY III]


13. This Is the Last Battle [FINAL FANTASY III]



Prelude ~ Opening [FINAL FANTASY]”. É clichê, tem em todo o jogo, mas não pode deixar de ser citada. Principalmente por eu preferir ouvir essa musica em pianos a outros instrumentos. E eu gostei de terem sido fieis quanto à original, pois se até hoje elas estão ai sendo tocadas, acho que é de algum mérito. Falando em fidelidade, duas musicas merecem meu respeito tecnológico nesse quesito, e a primeira é “Main Theme [FINAL FANTASY]”. Primeiro que eu ADORO a versão original (pode ser ouvida aqui), principalmente pela sensação de alegria e aventura que ela proporciona. E também pela adição de umas partes meio lentas no início e meio, seguida da típica alegria da original. E outra que cito é a “Mount Gulg [FINAL FANTASY]”, que se inicia de um jeito bem dramático, mas que volta para a pegada original, que é bem interessante. Remete facilmente ao sentimento de “subir montanhas”.

Quando piano é citado, esperamos aquele característico tom melancólico que ele tem. A “The Boundless Ocean [FINAL FANTASY III]tem toda essa carga melancólica, mas uma espécie de “melancolia boa”, típica do instrumento. Uma das musicas mais gostosas que ouvi do álbum. A “Eternal Wind [FINAL FANTASY III]é outra “gostosura musical” por duas razões: a primeira é que adoro essa musica (tema de mapa do Final Fantasy III, lançado para NES. Não é o FFVI),e outra é que mesmo tendo dois ritmos distintos, ela consegue ser interessante em ambos. Eu fico triste em ver que as musicas do FFIII tem tão pouco reconhecimento, principalmente pelo fato dele ter vindo apenas no remake do DS.

MEDLEY!!! Sim, normalmente eles não me decepcionam, e “Town Medley [FINAL FANTASY I/II/III] me deu uma sensação gostosa de nostalgia, até mais forte que as originais. Deve ser pela sensação de acalanto que cada uma delas causa, já que é tema das cidades. A “Battle Medley [FINAL FANTASY I/II/III]em contrapartida foi bem fiel às originais, coisa que eu prezo bastante. Mas eu fiquei com uma sensação de que poderia ter sido melhor, ou que poderiam ter arriscado um pouco mais, já que temas de batalha permitem algumas experimentações (como foi mostrado nos dois Dissidias).

Uma informação útil é que o álbum foi arranjado pelo Hiroyuki Nakayama. Para terem uma ideia, ele trabalhou no primeiro Distant Worlds, no Piano Collection Kingdom Hearts, fazendo performances na trilha sonora do Kingdom Hearts: Birth by Sleep e 358/2 Days, alem do recente The 3rd Birthday, entre outros. Isso prova que o rapaz é competente. Recomendo que escutem o álbum, pois alem de ser excelente, já foi confirmado um próximo álbum, porem com musicas de Final Fantasy IV,V e VI. Ou seja, o Sebo terá mais material em breve.

P/S: “Matoya's Cave [FINAL FANTASY]”. Por ser boa. Só isso =]

Fonte: VGMDB

2 comentários:

Marcos 23 de março de 2012 11:04  

Cara, também associo FF aos jogos com estilo do Yoshitaka Amano (cabelos em forma de escultura são uma #%$#^%$, ouviu Nomura?). A seleção de músicas desse album é muito boa, tem muito das minhas músicas favoritas da série.

McSundaeGuy,  24 de março de 2012 10:10  

Ahá, ainda mais um Release de piano. ^^

Boa dica do “Mount Gulg [FINAL FANTASY]" eu não me lembrava dela mesmo, =x ainda bem que esse álbum dá espaço pra explotar as músicas mais underrated da franquia.
(e ainda vai sair um do IV, V, VI? YES! esses já vai ser mais difícil de homenagear as menos conhecidas, com a quantidade de gritante de Clássicos xD)

Quanto a mim, acho que associo sim Final Fantasy a arte sem futuro do Nomura. o que é estranho, pois nunca joguei qualquer um daqueles jogos por mais de 3 horas, ao passo que zerei alguns dos antigos e considero-os grandes RPGs. =P