06 outubro 2011

[Sebo do Wes] The Original Donkey Kong Country 2 Soundtrack



Bem vindos ao Sebo do Wes. Sim, apesar dos percalços que eu tive, o sebo continua e se manterá aberto. Só para fins de esclarecimento, as postagens não ocorreram por falta de internet na ocasião.

Como bateu aquela duvida rotineira sobre qual álbum deixar em exposição no sebo, resolvi seguir uma linha retro. E lembrei de um jogo que eu cheguei a ter no meu Super Nintendo, mas não sei o motivo, mas o troquei por um jogo de futebol genérico. Hoje, David Wise deu um pulo no sebo e deixou uma das melhores trilhas sonoras dos videogames: Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest The Original Donkey Kong Country 2 Soundtrack.


Vamos à playlist, depois desse nome comprido:


01 K. ROOL RETURNS (TITLE THEME)

02. WELCOME TO CROCODILE ISLE (MAP SCREEN)

03. KLOMP'S ROMP (PIRATE PANIC)

04. LOCKJAWS'S SAGA (LOCKJAW'S LOCKER)

05. JIB JIG (MAINBRACE MAYHEM)

06. SWANKY SWING (SWANKY' BONUS BONANZA)

07. SNAKEY CHANTEY (RATTLE BATTLE)

08. BAYOU BOOGIE (BARREL BAYOU)

09. SCHOOL HOUSE HARMONY (WRINKLY'S THEME)

10. FOREST INTERLUDE (WEB WOODS)

11. FUNKY THE MAIN MONKEY (FUNKY'S THEME)

12. FLIGHT OF THE ZINGER (HORNET HOLE)

13. CRANKY'S CONGA (CRANKY'S THEME)

14. HOT-HEAD BOP (HOT-HEAD HOP)

15. RUN, RAMBI! RUN! (PARROT CHUTE PANIC)

16. TOKEN TANGO (BONUS LEVEL)

17. STICKERBUSH SYMPHONY (BRAMBLE BLAST)

18. BAD BIRD RAG (SCREECH'S SPRINT)

19. DISCO TRAIN (TARGET TERROR)

20. BOSS BOSSANOVA (BOSS TUNE)

21. STEEL DRUM RHUMBA (OPTION SCREEN)

22. KROOK'S MARCH (CHAIN LINK CHAMBER)

23. KLUBBA'S REVEILLE (KLUBBA'S KIOSK)

24. HAUNTED CHASE (HAUNTED HALL)

25. IN A SNOW-BOUND LAND (CLAPPER'S CAVERN)

26. LOST WORLD ANTHEM (THE LOST WORLD)

27. PRIMAL RAVE (ANIMAL ANTICS)

28. CROCODILE CACOPHONY (K. ROOL'S THEME)

29. DONKEY KONG RESCUED (CREDITS ROLL)


Obs: No VGMDB ainda figuravam outras musicas não listadas, mas aqui resolvi tirar as mesmas.

Afirmo com convicção que “Lockjaw’s Saga” é a musica de água mais icônica da geração 16 bits (junto da Aquatic Ambience, do DKC), pois alem dos tambores ao fundo tocando fortemente, os sons naturais ao fundo dão uma imersão maior. Fato que é comum nas trilhas do jogo, e exemplifico mais uma vez isso com a “Hot-Head Bop”, tema bastante recorrente em cavernas com lavas, e os sons de bolhas estourando ao fundo emulam bem essa sensação.

A “Snakey Chantey” pega o início e outros tons da tão poderosa “Gang-Plank Galleon”, do primeiro DKC e a torna de um animo contagiante, principalmente com a adição duma espécie de bateria e trompetes ao fundo. E falando em animo contagiante e musicas poderosas, eu seria um tolo em não citar “Stickerbrush Symphony”, a MELHOR musica do jogo. Com toques de fundo que se repetem, somada aos sons levemente sintetizados, porem harmoniosos aos ouvidos, a musica toca sempre nas fases com espinhos. E mesmo não sendo fácil, a musica nos faz querer passar pelas mesmas fases novamente. Experiência própria.

Duas musicas que me causam um sentimento de urgência: “Run, Rambi! Run! e “Bad Bird Rag”, ambas tocadas em momentos de extrema correria no jogo. E apesar delas terem sons diferentes, sendo uma com toques mais eletrônicos e outra com sons característicos de natureza, ambas cumprem seu papel. Achei importante a citação, pois musicas de “extrema pressa” normalmente são deixadas de lado. Também fecho o segmento “urgência” com “Haunted Chase”, num clima um pouco mais sombrio.

Mudando para o segmento “Finale”, mais duas musicas. “Crocodile Cacophony” é a musica de batalha contra Captain K. Rool, e mesmo tendo batidas meio eletrônicas, outros sons são inclusos na musica de maneira nada desagradável. Devo dizer que enfrentar um chefe com essa musica é tenso. E como costume, a ending theme é bem representada pela “Donkey Kong Rescued”, mais uma musica com titulo auto-explicativo =D. Não sei porquê, mas eu gostava de ouvir o baixo simples ao fundo, nas vezes que zerava o jogo. E olha que há outros segmentos legais na faixa, só que o baixo ainda me ganha o coração.

Não ligue, meu gosto musical é estranho mesmo.

Fonte: VGMDB

1 comentários:

Marcos 7 de outubro de 2011 11:48  

Muito maneiro! Ouço esse álbum quase todos os dias!!