19 setembro 2011

Indie Game Music #17 - Did You See That Shadow?



E dessa vez temos uma saudação um ano mais velha, mas mesmo assim, olá galera!

Em uma singela homenagem a mim mesmo, nada melhor do que falar de um jogo que recentemente me presenteou com diversão e de certo ponto, bastante dificuldade. Mas como é de se esperar, sim, estou falando de Touhou! Entretanto não é um dos jogos da série oficial, e sim um dos seu Spin-Offs, seguindo a numeração é o 12.3, chamado de Touhou Hisoutensoku, ou Unthinkable Nature Law.

ZUN, o criador da série, em parceria com a Twilight Frontier, já havia desenvolvido algo muito semelhante antes, Scarlet Weather Rhapsody foi o segundo jogo de luta da série, e também foi o primeiro a usar os moldes que melhor encaixavam no conceito e na jogabilidade que desejavam. UNL é basicamente uma expansão do SWR, trazendo novos personagens, uma nova, mas breve história e consequentemente, novos e rebalanceados golpes, novos sistemas, etc, etc.

Na questão gráfica o jogo é no mínimo aceitável, possui cenários em geral muito bonitos e detalhados, que de fato são muito mais bonitos que o gráfico do jogo em si. Os personagens são todas garotas já conhecidas de versões anteriores, cada uma com seu estilo próprio de luta, o que trás à tona a questão da jogabilidade.  Mas visto que Touhou é originalmente um Shoot'em Up, como seria viável transformá-lo em um jogo de Luta sem abusar dos spams de tiro? Com essa idéia foi desenvolvido um sistema que traz essa possibilidade. Uma  das técnicas desenvolvidas que, normalmente é desconhecida por novatos, que apanham horrivelmente no Story Mode é o Graze, aparentemente um simples dash multidirecional, aéreo ou não, que permite o personagem atravessar  a maioria dos projéteis sem levar dano, tornando em algumas situações de luta mais vantajoso tentar. um combo meelee do que recuar e atirar. Existem muitas outras técnicas interessantes,  mas como são muitas, é melhor guardar para uma próxima vez.

Como já é de praxe, a trilha sonora do jogo é praticamente impecável, foi usado em sua grande maioria arranjos de diversos gêneros da trilhas originais da série, com excessão de algumas faixas originais. Comparando com jogos anteriores, é fácil perceber a diferença de qualidade do som, nenhuma músuca se prende ao sintetizador, todas fazem uso de um estilo musical em específico, seja ele Rock, Jazz, Orquestral, até mesmo uma pegada meio Samba, o que dá muito mais vida à trilha sonora, não que o normal seja ruim, pelo contrário, mas para um jogo de luta, fazer uso de uma trilha mais pesada e/ou variada pode ter um efeito melhor.


Baixar o mp3!

Story Mode Gameplay
VS Mode Gameplay

0 comentários: