10 agosto 2011

[Sebo do Wes] Crisis Core - Final Fantasy VII Original Soundtrack




Bem vindos à Shinra, digo, ao Sebo do Wes. Venha receber sua dose diária de Mako, ganhar sua “levíssima” espada de 2 metros e ser um SOLDIER 1ª classe.

Apesar das outras postagens terem sido de compositores ocidentais, é fato que eu conheça mais obras orientais (aliás, preciso conhecer novos compositores. Aceito sugestões), e logo retornemos ao oriente. E na sugestão semanal do Sebo, trago a trilha sonora do jogo que eu considero um dos jogos “Must Play” do PSP, e possivelmente um spin-off bem sucedido de um jogo MUITO famoso. Hoje Takeharu Ishimoto dá as caras no fabuloso álbum Crisis Core - Final Fantasy VII Original Soundtrack.

Como de costume, olhe a playlist que se encontra ao lado daquele pôster do Turtle’s Paradise. Olhe antes que a Yuffie a roube:

Disco 1

01. Fragments of Memories -D.M.W-

02. Theme of CRISIS CORE "Successor"

03. Mission Start

04. First Mission (from FFVII "Opening ~ Bombing Mission")

05. The Mako City

06. Patriots on a Moonlit Night

07. Encounter

08. Theme of CRISIS CORE "Dreams and Pride"

09. Last Order - Crisis Mix (from "LAST ORDER FFVII")

10. Burden of Truth

11. Wandering on a Sunny Afternoon

12. Conflict

13. Controlling the Iron Beast

14. Theme of CRISIS CORE "Under the Apple Tree"

15. The Summoned (from FFVII "Those Who Fight Further")

16. The Burdened

17. On the Verge of the Assault (from FFVII "Those Who Fight")

18. The Clandestine Dark Suits (from FFVII "Turk's Theme")

19. The Skyscraper of Iron and Steel (from "LAST ORDER FFVII")

20. Combat

21. Theme of CRISIS CORE "Scars of Friendship"

22. A Flower Blooming in the Slums (from FFVII "Aerith's Theme")

23. Sky-Blue Eyes

24. Theme of CRISIS CORE "With Pride"

25. Melody of Agony

26. March on the Frontier (from "LAST ORDER FFVII")

27. A Moment of Courtesy

28. A Beating Black Wing

29. Theme of CRISIS CORE "Truth Behind the Project"

30. The Face of Lost Pride

31. Why (CCFFVII Mix)



Disco 2

01. Town Where the Sunlight Doesn't Reach

02. A Changing Situation

03. The Mako-Controlling Organization (from FFVII "Shinra Company")

04. Theme of CRISIS CORE "To a New Post"

05. A Closed Off Village (from FFVII "Anxious Heart")

06. Farewell Melody

07. The Gloomy Mansion

08. A Momentary Rest

09. Prelude of Ruin

10. The World's Enemy (from FFVII "One-Winged Angel")

11. Night of Seclusion

12. Duty and Friendship

13. Theme of CRISIS CORE "Chaotic Battlefield"

14. Wilderness of Desertion

15. Melody of Resolution

16. Moonlight Wandering (from "LAST ORDER FFVII")

17. An Ancient Hymn Sung by the Water

18. Howl of the Gathered

19. Those Who Accept the Protection of the Stars

20. SOLDIER Battle

21. The Price of Freedom

22. Why

23. Fulfilled Desire

24. To be continued (from FFVII "Opening ~ Bombing Mission")

Quanta musica, hein?! Eu justifico esse fato pelo numero de releituras feitas de musicas do jogo original, compostas pelo Nobuo Uematsu. E devo já afirmar que as releituras estão formidáveis, e seguindo essa linha cito a The Clandestine Dark Suits (from FFVII "Turk's Theme")”, que está melhor que a original, principalmente por conta do ritmo levemente mais rápido que a original, acompanhada da batida característica. Não sei se o Juunin concorda, já que ele é fã desta musica. Também incluo a “The Summoned (from FFVII "Those Who Fight Further")”, tema padrão de batalhas contra os Summons, e uma musica surpreendente, principalmente com a introdução no piano.

Uma das características que eu ando gostando no Ishimoto é o uso dos instrumentos de forma mais pesada, principalmente a guitarra e a bateria. A “Encounter” é frenesi desde seu começo, com a guitarra forte até o meio, quando a bateria acompanha o ritmo de maneira mais perceptível. Contudo, é a bateria e o baixo que se elevam de início na “A Beating Black Wing”, numa pegada inicial até simples porem apropriada, já que ela é inclusa em momentos de batalhas. Como ultima citação do segmento hard-rock (Eu acho. Nunca fui bom em definições de gêneros musicais), indico a “The Face of Lost Pride”, que resume a palavra “pesado”. Ouçam, comprovem e batam cabeças \m/.

Pulando para instrumentos mais tranquilos, a “Successor" é uma musica linda e marcante no piano. Inclusive este segmento se repete em inúmeras musicas, de maneiras e ritmos diferentes, de modo que não dá a sensação de “mais do mesmo”. Com base no que disse, uso a “The Burdened” como exemplo, pois mesmo sendo perceptível a musica citada anteriormente, não há como dizer que é a mesma, já que o uso do piano aliado ao violino é diferente. E falando em instrumentos de cordas, o acústico da “Night of Seclusion” me surpreendeu bastante. Mesmo tendo a bateria acompanhando, foi difícil eu deixar de notar o quão harmonioso está o violão. Gostaria de ter empenho suficiente para tocar essa musica...

Como adendos finais, demando com vigor que ouçam a “The Price of Freedom”, que eu considero A MUSICA DEFINITIVA DE CRISIS CORE. Pra vocês terem uma noção, quando a ouvi novamente, parei de escrever e relembrei o momento em que ela toca, com certo pesar. Mesmo eu não revelando o momento chave que ela toca (pois é spoiler forte), quem jogou já deve ter se lembrado também. E claro, devo acrescentar a “Fulfilled Desire”, que cumpre muito bem o papel de musica de encerramento, mesclando musicas famosas do jogo original e composições inéditas. Belo trabalho do Kazuhiko Toyama, que também fez releitura de outras musicas originais no álbum.

Nota do proprietário: Fiquem atentos, pois Takeharu Ishimoto está no comando da trilha sonora do Final Fantasy Type-0, jogo para PSP do compilado Fabula Nova Crystallis. Aguardem coisa boa.

Fonte: VGMDB

3 comentários:

Alexei Barros 12 de agosto de 2011 16:45  

A melhor parte são mesmo as releituras do Final Fantasy VII, e interessante como o Takeharu Ishimoto construiu o trabalho em cima do que já foi feito, diferentemente do Masashi Hamauzu no Dirge of Cerberus, no qual ele buscou fazer músicas totalmente novas. Digo isso também porque não me apetece essas músicas hard rock do Ishimoto, pois as acho muito repetitivas e pouco melódicas.

O ápice da trilha, para mim, é a “Fulfilled Desire”, com mais um belo arranjo do Kazuhiko Toyama, como na "Dissidia - ending -" do primeiro Dissidia Final Fantasy. Não me esqueço do impacto causado pela "Those Who Fight" orquestrada, choque este que só veio a ser superado na rendição do tema de combate no Symphonic Fantasies e repetido no Symphonic Odysseys.

orii 13 de agosto de 2011 14:16  

Ai como eu sou inteligente, eu comecei a fazer o comentário e esqueci de colocar pra postar --'.
Eu achei todas as músicas maravilhosas, mas vou destacar The Clandestine Dark Suits (from FFVII "Turk's Theme") que eu achei incrível, curti do começo ao fim e The Burdened chega dá uma dor no coração ao ouvir de tão triste :/, e o violão e a bateria de Night of Seclusion e The Price of Freedom são simplesmente maravilhosos!
To amando esse seu post =D continua assim o/

Rick V 18 de agosto de 2011 22:33  

só teve uma unica música que não gostei dessa set list inteira:

The World's Enemy (from FFVII "One-Winged Angel")

Não pelo instrumental em si, mas pela letra utilizada pelo canto coral:

A letra cantada em Latim no jogo original descreve a fúria do Sephiroth, o que achei que não combinou com a situação atual do jogo (sephiroth como membro SOLDIER e não sendo uma pessoa maligina ainda)

Ainda mais que em Advent Children a letra é alterada, para descrever melhor a situação do personagem.

Muitas musicas foram re-lidas também do OVA Last order...

Price of Freedom pra mim é o carro chefe da trilha. to querendo fazer um cover dela =p

Abraço pra todos!