31 agosto 2011

[Sebo do Wes] Castlevania: Order of Ecclesia Original Soundtrack




Bem vindos ao Sebo do Wes, e já recomendo a compra desse item. Facilitará bastante ao adentrar no castelo do Drácula.

O dono do Sebo, conhecido como Wesley Pires (eu) obteve dois álbuns de dois compositores excelentes. Porem como estava ouvindo ambos, perguntei no Twitter qual compositor seria falado, e o leitor/ouvinte/amigo de Twitter Azure prestativamente respondeu Michiru Yamane. E então, o Sebo do Wes trás para a prateleira a trilha sonora de um excelente jogo do Nintendo DS, o álbum Castlevania: Order of Ecclesia Original Soundtrack (Akumajo Dracula Ubawareta Kokuin Original Soundtrack, no original japonês)

E segue a playlist para vocês:

CD 1

01. An Empty Tome

02. Oncoming Dread

03. Heroic Dawning

04. Ecclesia

05. Vanishing

06. Deliberate Blink

07. Sapphire Elegy

08. A Prologue

09. Destiny's Stage

10. Chapel Hidden in Smoke

11. Serenade of the Hearth

12. Symphony of Battle

13. A Clashing of Waves

14. Rhapsody of the Forsaken

15. Cantus Montetten

16. Jaws of a Scorched Earth

17. Emerald Mist

18. Unholy Vespers

19. Wandering the Crystal Blue

20. Dissonant Courage

21. Edge of the Sky

22. Tragedy's Pulse

23. Hard Won Nobility

24. Trace of Rage

25. Sorrow's Distortion

26. Dark Holy Road

27. Lament to the Master

CD 2

01. Stones Hold a Grudge

02. Welcome to Legend

03. Passing into the Night

04. An Empty Tome

05. Chamber of Ruin

06. Malak's Labyrinth

07. Ebony Wings

08. Tower of Dolls

09. Gate of the Underworld

10. The Colossus

11. Former Room 2

12. Shadow's Stronghold

13. Order of the Demon

14. Rituals

15. Requiem of Star-Crossed Nights

16. Reunion

17. Consummation

18. Armory Arabesque

19. Enterprising Mercantilism

20. Lone Challenger

21. Riddle

22. An Empty Tome - Arranged

23. Dissonant Courage - Arranged

24. Wandering the Crystal Blue - Arranged

25. Rhapsody of the Forsaken - Arranged

26. Edge of the Sky - Arranged

27. Order of the Demon – Arranged

Alem da própria Michiru Yamane, há a participação do Yasuhiro Ichihashi, do Konami Kukeiha Club (grupo da Konami que arranjam e compõem musicas) e do Masahiko Kimura. Porem o ultimo figura em apenas uma faixa, a “Enterprising Mercantilism”, uma musica bem calminha e bonitinha. Fica o adendo inicial.

A “Ecclesia” é um bom tema para prólogo, como sugere o nome no japonês, principalmente com o piano solitário e belo no inicio. Ao ouvir as musicas, estava procurando uma musica que no jogo tocava em fases com ambientes aquáticos, com batidas rápidas e firmes, acompanhada por outros instrumentos, como piano e baixo. E acabei achando ela, a “A Clashing of Waves”. Apesar de acharem que ela não combina com o mar, ela casou bem, no contexto do jogo.

A Rhapsody of the Forsaken toca nas fases iniciais, e sintetiza bem o sentimento de aventura, ao entrar nas fases com Shanoa (protagonista do jogo). Mesmo tendo batidas rápidas, como descrito acima, seu ritmo mais ágil aliado ao piano baixo, mas perceptível e necessário faz da musica uma das melhores e, com certeza uma das mais fáceis de serem lembradas. Falando em musicas fáceis de serem lembradas, a intro da Emerald Mist é algo a ser ouvido, principalmente por conta do tom de mistério que o começo proporciona. Culpa do Yasuhiro Ichihashi.

Relaxem que nem tudo no álbum é “batida rápida”, pois é constante haver musicas mais tranqüilas, com instrumentos de cordas bem harmoniosos. Nisso que citei, encaixo a Welcome to Legend, que alia instrumentos de cordas (não soube precisar quais eram, desculpem) com sons de flauta. Algo bonito assim também está presente na Destiny's Stage, no primeiro CD. A “An Empty Tome” do segundo CD (pois no primeiro há uma musica de mesmo nome) tem um padrão que se encaixa na Rhapsody of the Forsaken citada acima, mas seria um pecado a considerar como uma musica “mais do mesmo”, assim como deixá-la de fora de citações.

Lembram-se do Konami Kukeiha Club citado no início? Eles são responsáveis pela excelente “Tower of Dolls”, que se inicia numa pegada que me lembrou ritmos latinos, principalmente pelos tambores ao fundo, depois seguindo com teclado e baixo. Aliás, faz tempo que eu joguei o Order of Ecclesia e não me lembro de todos os momentos, nem de todas as musicas que tocam neles. Porem ficou a impressão que a “Requiem of Star-Crossed Nights” cairia muito bem como um “Ending Theme”, tanto pela musica ser muito bonita, quanto por combinar no momento. Aliás, se essa musica realmente for o tema de encerramento, me falem por obséquio.

Como adendo final, recomendo que escutem as faixas arranjadas do álbum, que vão da faixa 22 à 27, do segundo CD. Ah, e os arranjos são da Yamane e do Ichihashi. E outro adendo: este album não foi indicação do Alexei Barros, mas creio que ele daria o alvará de permissão a ele com certeza.

Fonte do álbum: VGMDB

2 comentários:

Azure 1 de setembro de 2011 14:54  

Desde o Symphony of the Night, é possível perceber que o foco das trilhas foi se perdendo pouco a pouco, tanto que boa parte dos jogos atuais da série não usam os temas clássicos, apesar de ser possível acessá-los como itens durante a gameplay. Mas mesmo que não existam muitos resquícios da trilha original, os compositores ainda conseguem fazer bons trabalhos, seja com visão orquestral ou mesmo com esse limitado sintetizador.

Boa dica Wesley, e fica a dica para um Sebo futuro, Legend of Mana^^

Jejé,  11 de setembro de 2011 08:50  

Essa trilha é demais, de longe uma das minhas favoritas. Aliás, o game é um dos meus favoritos, não canso de jogá-lo.