08 agosto 2011

Indie Game Music #14 - Last Floors

Olá galerê!

É de conhecimento popular que boa parte dos conceitos mais interessantes em jogos são criados por desenvolvedores indies, mas não é bem nesse ponto que devemos nos focar, apesar de existirem muitas idéias a ser aproveitadas, criar um novo estilo é realmente difícil. Uma boa escolha é reutilizar e misturar pontos que podem trabalhar bem juntos, criando algo que tenha muitas possibilidades, mantendo o foco no que realmente importa.

Um jogo que utilizou essa idéia de maneira eplêndida é Recettear: An Item Shop's Tale. Como o próprio nome já diz, a história do jogo envolve uma loja de itens, que é o foco principal do jogo, entretanto, existem muitas jogabilidades diferentes ao redor disso... Negociar itens é sem dúvida o ponto principal do jogo, mas existem muitas formas de se manuseá-los, seja comprando, vendendo, atendendo encomendas, indo em Dungeons, participando de leilões, tudo são possibilidades.

Além de uma jogabilidade interessante, o jogo também apresenta uma boa história, bem resumida, o que realmente não prende o jogador muito tempo, mas que é fundamental para o desenvolvimento do jogo, além de personagens carismáticos e um ambiente com as mais diversas situações, sejam elas cômicas ou dramáticas. Geralmente o foco gira em torno de um plot pacífico, o que pede uma trilha sonora com esse contexto, quase sempre ambientando paz, como uma cidade festiva de um RPG popular, em outros casos, ambientando aventura, como em uma Dungeon ou mesmo uma luta contra um Boss. Mas apesar de tudo não é uma trilha épica, pelo contrário, faz muito bem o seu papel, que é ambientar sem cansar os ouvidos, mesmo tendo faixas curtas.

Capitalism, ho!



Baixar o mp3!

Recettear Gameplay Dungeon e Shop
Melhor descrição ever sobre Recettear

4 comentários:

andcomand,  8 de agosto de 2011 14:14  

Aee...vou tentar ouvir mais tarde...
Vou apenas deixar um link para vocês.

http://vip.aersia.net/vip.swf

abraço

mcsundaeguy 10 de agosto de 2011 17:32  

heh, já vi essa imagem antes, ela me fez "CORRER" pra baixar o jogo... e aí eu não gostei =\
mas pelo menos dei algumas risadas.

mcsundaeguy 10 de agosto de 2011 17:48  

@andcomand, eu não sei quem você é.
eu não sei o que é isso;
mas eu te amo por trazer esse link a minha vida, cara. xD
MEU DEUS QUANTAS MÚSICAS, e de jogos que eu conheço '-'

Azure 10 de agosto de 2011 23:09  

@andcomand
Muito interessante esse link, é uma boa manter guardado e ouvir enquanto não tem nada pra fazer, um lista com boas músicas, certamente^^

Dica: Ouçam as de Ragnarok Battle Offline, principalmente a Despair, é um dos melhores arranjos que já ouvi.