18 julho 2011

[Sebo do Wes] Monster Hunter 5th Anniversary Orchestra Concert ~Hunting Music Festival~.



Bem vindos ao Sebo do Wes. E não, não vendemos ou alugamos felinos para missões.

Há uma franquia que o dono do sebo (eu) praticamente venera, desde que a descobriu no seu PSP, porem mesmo sabendo da “formidabilidade” da trilha sonora da série, não procurou álbuns referentes. Até que o Paladino da Game Music Alexei Barros me deu o toque, citando o fato de eu gostar da série. E como um vento fulminante de um Kushala Daora, trago o formidável
Monster Hunter 5th Anniversary Orchestra Concert ~Hunting Music Festival~.

E como de costume, playlist do álbum. E reparem que as citações musicais após a playlist tem links do Youtube, para melhor apreciação de vocês, leitores e visitantes do sebo:


01. Monster Hunter
02. Awakening
03. A Glint in the Eye -The Hunted- ~Roar/Rathalos ~Crimson Horn/Monoblos
04. Moving Sacred Mountain ~ March for the Heroes
05. Village of Deeply Blessed People
06. Shadow in the Tempest/Kushala Daora ~ Empress of Flame/Teostra & Lunastra
07. Song Sung to the Spirits
08. Theme of Pokke Village
09. The Roaring Dragon Bares Its Fangs/Tigrex ~Red Afterglow Running in the Darkness/Nargacuga
10 - Proof of a Hero
11. For Creatures
12. Cute Felyne
13. Hunter, Go Forth


O album foi um grande compilado da série, tendo musicas dos jogos Monster Hunter 2, Tri, Freedom 1 e 2, entre outros. E com isso, as musicas usadas são de 4 compositores: Masato Kohda (o principal da série), Tetsuya Shibata, Yuko Komiyama e Akihiko Narita. E “Monster Hunter” já começa com o tema principal da série, que tem em sua essência a melhor musica da série, a “Proof of a Hero”. Inclusive parte de sua musica lembra a clássica musica tema do Superman, porem a mudança ao final dessa parte torna ela épica, principalmente quando você ouve ela ao defender uma cidade de um dragão de MUITOS METROS de largura.

Na série Monster Hunter é comum cada animal principal ter sue próprio tema ao aparecer nas “hunts” (caçadas), e creio que para não tornar o álbum gigante, musicas diferentes são mescladas em uma faixa. Um exemplo que se aplica isso é a “Shadow in the Tempest/Kushala Daora ~ Empress of Flame/Teostra & Lunastra”, onde os nomes se referem a dois tipos de monstros e seus respectivos nomes nas hunts. A parte Shadow in the Tempest tem um clima totalmente ameaçador e veloz, enquanto a Empress of Flame é mais cadenciada, numa batida que me lembrou aquelas típicas marchas para reis ou rainhas desfilarem. Ou só eu fiquei com essa impressão?!

Falando nisso, a “Moving Sacred Mountain ~ March for the Heroes” resume perfeitamente a palavra marcha, ao meu ver. Mesmo ela tendo um nível controlado de tensão, ela se eleva nos momentos certos, principalmente em sua parte final. Esse final é de bater palmas, gritar e pedir replay.

Porem nem tudo é “Epicness” ao extremo, também há musicas bem calmas e relaxantes, como a “Village of Deeply Blessed People”, regida por uma linda flauta e a “Theme of Pokke Village”, musica que ouvi uma centena de vezes, mas que nunca enjoa. Isso se dá ao fato das flautas e instrumentos de cordas darem um sentimento de imersão grande, dando a real impressão de estarmos de fato em um vilarejo do jogo, tanto na primeira quanto na segunda musica citada.

Com um repertório de tamanha qualidade, é uma pena que a série é pouco difundida por aqui, coisa que acontece em outras franquias também. Porem fica o adendo, para que ouçam as musicas e queiram jogar a série. E quando quiserem jogar, me chamem.

Fonte:
VGMDB

4 comentários:

foxbuddy,  21 de julho de 2011 18:21  

Muito melhor com os links do youtube! Continue assim e vai virar meu ídolo!!!

Alexei Barros 23 de julho de 2011 02:02  

Antes, faço coro ao foxbuddy sobre os links do YouTube. Se você achar que dá muito trabalho subir as músicas no Goear, noto que está cada vez mais fácil de encontrar faixas de game music no YouTube. Isso facilita muito mais para quem não tem o álbum relacionado.

Gostei da maneira como você fez, falando um pouco do jogo e das situações, mas sem perder o foco, que são as músicas. A minha favorita, definitivamente, é a sexta, magnífica, no melhor estilo do arranjador Hayato Matsuo. Esse órgão de tubo na quarta faixa também é algo! E a “Monster Hunter” e “Proof a Hero” provam que músicas pomposas também podem ser melódicas.

Notei que não mencionou as duas músicas cantadas (7 e 13) pela cantora Ikuko. Você não curtiu mesmo ou foi apenas uma coincidência não ter destacado?

Alexei Barros 23 de julho de 2011 02:15  

Desculpe o comentário duplo, mas esqueci de lembrar que dia 20 de agosto deste ano vai ter o novo concerto da série, com ênfase nas músicas do Monster Hunter Tri.

Caso não tenha visto:
http://hadouken.wordpress.com/2011/04/29/monster-hunter-volta-a-cacada-em-novo-concerto/

Wesley Pires 23 de julho de 2011 11:42  

@foxbuddy
Sim, continuarei com essa tendencia de postar links do youtube. Realmente para ler e ouvir no ato da leitura é mais pratico. Se eu não achar no youtube, upo no GoEar.

@Alexei
Eu particularmente não curti as duas musicas cantadas, as creio que pode ser associado ao fato do jogo ter poucas ou nenhuma musica cantada. Mas achei elas bonitas, só não mencionei mesmo por não saber como comenta-las.
E poxa, agradecido pelo adendo. Não tava sabendo desse concerto, vou conferir, já que o Tri consolidou uma caralhada de coisas na série. Grato pelo feedback e complementações adicionais