22 junho 2011

[Sebo do Wes] Distant Worlds: Musics from Final Fantasy Returning Home




Bem vindos novamente ao Sebo do Wes. E já começo postando no mural do sebo os motivos do meu atraso na postagem: eu ter voltado a trabalhar e ainda estar reorganizando meu tempo hábil. Porem esta postagem prova que eu, Wesley Pires estou voltando às minhas postagens, trazendo o 3º álbum de uma das séries orquestradas mais comentadas pelos fãs da Square-Enix: Distant Worlds: Musics from Final Fantasy Returning Home.

De praxe, vamos à playlist:

Primeiro CD:
1. "One-Winged Angel" (Final Fantasy VII)
2. "Victory Theme" (Final Fantasy Series)
3. "Don't Be Afraid" (Final Fantasy VIII)
4. "FINAL FANTASY I~III Medley 2010" (FINAL FANTASY I-III)
5. "Love Grows" (Final Fantasy VIII)
6. "Ronfaure" (Final Fantasy XI)
7. "JENOVA" (Final Fantasy VII)
8. "Dear Friends" (Final Fantasy V)
9. "Vamo' Alla Flamenco" (Final Fantasy IX)
10. "Aerith's Theme" (Final Fantasy VII)
11. "Chocobo Medley 2010" (FINAL FANTASY Series)

Segundo CD:

1. "Opening ~ Bombing Mission" (Final Fantasy VII)
2. "Zanarkand (Main Theme)" (Final Fantasy X)
3. "Those Who Fight" (Final Fantasy VII)
4. "Dancing Mad" (Final Fantasy VI)
5. "Blinded By Light" (Final Fantasy XIII)
6. "Fang's Theme" (Final Fantasy XIII)
7. "March of the Dreadnoughts" (Final Fantasy XIII)
8. "Fabula Nova Crystallis" (Final Fantasy XIII)
9. "Saber's Edge" (Final Fantasy XIII)
10. "Navigator's Glory ~The Theme of Limsa Lominsa~" (Final Fantasy XIV)
11. "Twilight over Thanalan" (Final Fantasy XIV)
12. "Answers" (Final Fantasy XIV)
13. "Primal Judgement" (Final Fantasy XIV)
14. "The Man with the Machine Gun (Final Fantasy VIII)
15. "Terra (Main Theme)" (Final Fantasy VI)
16. "Clash on the Big Bridge" (Final Fantasy V)

Como foi “hypado” por inúmeros sites, entre eles o próprio Hadouken (nossa galeria favorita), a orquestra iria trazer composições de Final Fantasy XIII e XIV, e elas estão presentes, de fato. A “Blinded of Light”, musica padrão de batalhas (que pessoalmente preferia ser uma musica para chefes) está fiel à original, porem ela ficou mais magnânima por conta da própria orquestra. Falando em magnanimidade, a “Fabula Nova Crystallis” cantada pela Frances Maya com seu vocal super doce não perde em nada, só achei uma pena a musica ser curtinha. Apesar de não curtir o FFXIII, fico feliz pelo trabalho do Masashi Hamauzu ter ganhado tamanha repercussão.

Aproveitando, já uso este espaço para confessar que ainda não pude ouvir toda a trilha do Final Fantasy XIV, e quando eu ouvi a "Navigator's Glory ~The Theme of Limsa Lominsa~" fiquei surpreso com tanta grandeza, e o final dela trazendo um trecho similar à famosa “Prologue” de tantos jogos da série me deram momentos saudosistas. Porem grandeza é a palavra que resume “Answers” a contribuição de Nobuo Uematsu para o jogo, cantada pela Susan Calloway. A Susan é figura carimbada nos álbuns antigos cantando outras musicas explêndidas, como a “Melodies of Life” do segundo Distant Worlds, e não poderia ser diferente por aqui. Eu considero a minha musica favorita do álbum, e no momento que escrevo este trecho, ela está tocando em meus fones de ouvido.

Quanto às musicas que já estiveram em algum dos dois álbuns anteriores, senti que elas estão mais cadenciadas em alguns casos, como na “Dont be Afraid”, e em outros casos eu senti uma velocidade maior, como na “Ronfaure” (aliás, é a melhor versão da musica, em minha opinião). Contudo, achei necessários esses tipos de mudanças tênues nas musicas, para que se tornem únicas e não caiam na mesmice. Agradeçam à Arnie Roth, que regeu a Kanagawa Philharmonic Orchestra com a competência de sempre. Até mesmo a tão citada “One-Winged Angel” não enjoou.

Fechando o sebo, digo que escutem sem medo de ouvirem mais do mesmo. Eu me surpreendi e creio que vocês leitores terão a mesma reação. E sinceramente espero um dia que temas originais dos spin-offs da série figurem um dia num futuro álbum orquestrado.

E escutem “Clash on the Big Bridge”, por obséquio.

3 comentários:

Alexo Maravalhas 23 de junho de 2011 15:01  

Legal. Fui "rever" o álbum por conta dos comentários. Susan Calloway! É mesmo! Melody of Life! Quanto tempo, hein! :)

Wesley Pires 23 de junho de 2011 19:10  

@Alexo
Ela é figurinha carimbada na Square Enix, até o FFXII tem musica com ela (kiss me goodbye, alem dela ser linda.
Grato pelo feedback.

Alexei Barros 23 de junho de 2011 22:13  

Às músicas destacadas acrescentaria somente a "Dancing Mad", visto que a versão registrada neste DVD/CD é diferente do Distant Worlds II; a parte que antes era tocada pela Earthbound Papas foi orquestrada para esta performance.

Sobre a Susan Calloway, não sei se entendi errado no texto, mas ela é figura carimbada apenas na turnê Distant Worlds, na qual costuma dar conta das faixas cantadas. Todas as canções originais anteriores foram interpretadas por artistas orientais, com exceção agora do Final Fantasy XIV, cuja canção-tema, "Anwsers", tem a voz da própria Calloway na trilha.