16 novembro 2010

[Sebo do Wes] Kingdom Hearts Piano Collections


Sejam bem vindos ao Sebo do Wes. Não repare se tiver algo bagunçado no sebo, pois foi feriado, tiramos um merecido descanso nesse tempo. Afinal o trabalho deve ser recompensado.

As ultimas aquisições, seguidas de analise aqui no sebo foram praticamente de álbuns oficiais, com musicas presentes nos jogos mencionados, na integra. Porem o dono deste sebo aprecia bastante algumas releituras de musicas, principalmente quando é algo diferente do que era a musica original. E hoje, depois de indicações de amigos e menção honrosa na Galeria Hadouken, hoje está disponível para vocês o álbum Kingdom Hearts Piano Collections.

Kingdom Hearts é uma franquia que eu adoro, joguei todos os jogos lançados até hoje, e mesmo que ”trollem” o game, eu não deixarei de desgostar. Mas falando do álbum, foram pegas algumas composições da excelente Yoko Shimomura, e foram arranjadas para o piano por Kaoru Wada, com participações especiais de Takehiko Yamada, Hiroyouki Nakayama e Miwa Sato. Diga os três nomes rapidamente três vezes. Brincadeira.
Segue abaixo a lista de musicas, bem modesta:

01 - Dearly Beloved
02 - Traverse Town
03 - Hand in Hand
04 - Missing You ~ Namine
05 - 1st Mov. : Sora - Allegro con brio
06 - 2nd Mov. : Kairi - Andante sostenuto
07 - 3rd Mov. : Riku - Scherzo e Intermezzo
08 - Finale : Working Together - Allegro vivace
09 - The 13th Side
10 - Roxas
11 - The Other Promise
12 - Concert Paraphrase on "Dearly Beloved"

Algo triste que ando vendo, por parte de quem procura musica de games é a insatisfação parcial de alguns jogadores por musicas arranjadas somente no piano. Se você tem este tipo de preconceito, quebre-o agora, pois as releituras de clássicos da franquia não deixam a desejar em momento algum, mesmo sendo apenas um instrumento predominante. Um claro exemplo é “Traverse Town”, que comparado com a original, a pegada é outra, mas continua belíssima e muito gostosa de ouvir. Outras musicas como a “Roxas” e a “Missing You ~ Naminé” estão bem, digamos, melancólicas. Porem isso é característica da musica original, o piano apenas aumenta um pouco esta sensação. Porem o destaque a meu ver fica por conta das faixas 05, 06, 07 e 08 com nomes imensos para serem colocados aqui, desculpem.

A “Dearly Beloved” é aquela musica que cumpriu bem o seu papel, pois a original tem o piano ali no meio, mas a versão do álbum é mais lenta e suave, dando um tom de graciosidade maior a ela. Recomendo ouvir tanto este arranjo quanto a original para perceberem a sutil mudança.

Só fechando esta analise, creio que não irá achar uma enorme novidade ou o melhor álbum que já tenha ouvido, mas são musicas relaxantes e ótimas para se ouvir. Alem do mais, é o primeiro álbum de musicas de Kingdom Hearts no piano, então já é um ótimo motivacional de compra.

Algo mais? Ahn...não, não vendemos Keyblades de plástico não. Quem sabe na lojinha da esquina...

3 comentários:

Alexei Barros 17 de novembro de 2010 00:50  

Muitos desgostaram desse álbum, eu achei bom. Nada extraordinário, mas agradável. Interessante como as faixas 5, 6 e 7 são movimentos que podem ser escutados continuamente. Melhor ainda é a faixa derradeira, dando um novo sentido à tocante “Dearly Beloved”.

Agora, Wesley, se me permite uma correção, o Kaoru Wada não é o arranjador do CD. Na verdade são duas arranjadoras: a Sachiko Miyano e a Natsumi Kameoka, que também já fizeram diversos arranjos para orquestra. A relação do Kaoru Wada com Kingdom Hearts se limita à orquestração dos temas vocais da Hikaru Utada nas respectivas trilhas originais do KHI e II, que, por sinal, ficaram de fora desta e da coletânea no piano seguinte, a Field & Battle.

Alexo Maravalhas 17 de novembro de 2010 04:11  

Faltou ligar o revisor ortográfico, amigão :/

Wesley Pires 17 de novembro de 2010 12:34  

@Alexei

Opa, claro que permito a correção. Me sinto honrado em ter seu texto corrigido pro vossa excelencia. Fui dar uma olhadela em outras fontes, e realmente a informação procede. Mas foi bom este comentário, pois pude encontrar o outro album de kingdom hearts, mencionado em seu comentário.

@Alexo

Nome diferente hein, amigo? (como se wesley não fosse...) Perdão se cometi algum erro grotesco no texto, e agradecido pela atenção a estes detalhes. Espero ter gostado da matéria, e que ela tenha lhe instigado a adquirir o album referido.